Equipe : Joao Vidal, Laura Beatriz e Roberto Mel,

A Educação do Campo é uma proposta pedagógica que emerge das lutas históricas dos povos do meio rural por uma educação que respeite e valorize seus modos de vida, saberes, culturas e territórios. Um exemplo concreto desse compromisso é a Escola Maria Nazaré de Sousa, situada em uma área de assentamento rural e criada a partir da mobilização da comunidade local e da luta incansável de Maria Nazaré, mulher que se tornou símbolo de resistência e dedicação à causa educacional no campo.

Mais do que um espaço de ensino tradicional, essa escola se organiza com base nas realidades e necessidades específicas do meio rural, oferecendo disciplinas como Práticas Sociais Comunitárias (PSC), Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas (OTTP) e Projeto, Estudo e Pesquisa (PEP). Esses componentes curriculares possibilitam a construção de um conhecimento contextualizado e articulado com a vida no campo, promovendo o protagonismo dos estudantes em suas comunidades.

Atividades como a Festa da Colheita e o uso do campo experimental fazem parte do cotidiano escolar, reforçando a integração entre teoria e prática, entre escola e território. Dessa forma, a Escola Maria Nazaré de Sousa constitui-se não apenas como um espaço de aprendizagem, mas como um verdadeiro instrumento de transformação social, autonomia comunitária e afirmação da identidade camponesa

A Educação do Campo é uma proposta pedagógica que nasce da luta dos povos do meio rural por uma educação que respeite e valorize seus modos de vida, saberes e territórios. Um exemplo concreto desse compromisso é a Escola Maria Nazaré de Sousa, localizada em uma área de assentamento rural e criada graças à mobilização