O 22 de setembro foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Banana. O Brasil é o quarto maior produtor mundial da fruta, atrás de Índia, China e Indonésia. Dentro do país, é a mais consumida. Segundo o IBGE, cada brasileiro come, em média, 25 quilos por ano. E praticamente tudo o que plantamos, consumimos: somente 1% da produção brasileira é exportada.

Por tudo isso, a bananicultura é uma atividade importante para o Brasil. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o setor gera cerca de 500 mil empregos diretos. Além do mais, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), são plantados no país 500 mil hectares de banana.

Uma produção desse volume da fruta gera uma tonelada de resíduos. E é nessa hora que a banana mostra sua versatilidade. Caule, folha, inflorescência e outras partes servem como matéria-prima para diversas coisas. Conheça a seguir 5 exemplos de subprodutos da bananicultura.Pseudocaule de bananeira vira tecidoO pseudocaule da bananeira origina uma fibra que pode ser transformadas em um tecido considerado mais ecológico e sustentável. Em países como o Japão e o Nepal, é comum a criação de tapetes a partir de cordas feitas com fibra de bananeira. A fibra pode ser usada também na produção de itens como carteiras e mochilas. A startup Greem Banana Paper produz um tipo de papel que pode sustituir o couro e o plástico em carteiras.

Equipe:Lívia,Douglas,Elias, Erika.